quinta-feira, 27 de julho de 2017

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (6.9-13)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

3ª parte

Jesus se mostrou como exemplo também para a vida de oração. Ele orava e chamava os discípulos para essa prática. Não apenas chamava; fazia!

Precisamos pensar muito a respeito de oração. Como devemos orar, o que nos complica para recebermos resposta, como devemos nos postar e viver para nos achegarmos ao Senhor em oração e esperar uma resposta. Porque orar, qualquer pessoa pode! E pode ser que por misericórdia, Deus responda. Mas nós sabemos que há alguns pontos que devemos observar para vivenciar a resposta de Deus a cada oração que fazemos. Já escrevemos sobre isso e pode ser que retomemos ao assunto, permitindo o Senhor.

Ainda como introdução, podemos falar sobre a forma como muitos chamam: Oração Dominical.

Seria para ser feita no domingo? Depois da Escola Dominical? Por que Oração Dominical?

Dominical vem do latim Dominis que quer dizer Senhor. Logo, Oração Dominical, exatamente porque é a oração que o Senhor ensinou.

Outro ponto digno de nota nessa mensagem ainda introdutória sobre o assunto: quando encontramos no Texto Bíblico um texto entre colchetes ([ ]), quer dizer que ele é encontrado em manuscritos antigos, mas não nos mais antigos. Sabemos que antes da Imprensa, os textos eram copiados (eram manuscritos). E quando alguém copiava, poderia cometer erros. No que diz respeito ao Livro Sagrado, a Bíblia, temos muitos manuscritos antigos que são reconhecidos e que confirmam que as cópias dos copistas foram íntegras. E esses manuscritos servem para dar legitimidade ao texto, confirmar que era assim desde o começo e que na obra de um copista não houve um erro.

Assim, os textos encontrados entre colchetes fazem parte de textos muito antigos, que podem legitimar a existência do texto, sem problemas. Mas existem textos um pouco mais antigos que não possuem essa parte. Alguns anos de diferença, algumas cópias feitas de forma manual, manuscrita, e a história pede que seja feita essa ressalva, para deixar claro que o texto é reconhecido, pois está em textos muito antigos, mas não nos mais antigos. Isso não tira do texto a sua importância, apenas precisa dessa ressalva. Até porque o que não tem legitimidade histórica, não aparece nem mesmo entre os colchetes!

A partir da próxima semana, permitindo o Senhor, iremos escrever sobre cada parte que entendemos faz o todo dessa Oração Modelo. 

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário