quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mais que aparência

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 5.21-26

Jesus não nega a Lei. Mas amplia seu entendimento. Neste caso, vai além do ato físico de matar. Fala em ficar nervoso, possivelmente sem ser provocado a tal, ou mesmo insultar. Mais uma vez notamos que a Mensagem de Jesus nos aponta para algo mais que apenas o que realmente aparece. É preciso entender que não devemos nos preocupar com detalhes legais ou mera aparência, mas com o intento que motiva qualquer ação. Tem que ser de coração!

Normalmente nós procuramos as pessoas com quem estamos com problemas, para pedir desculpas por algo que fizemos. Mas Jesus nos convida para ir além: se lembrarmos de alguém que tenha algo contra nós, devemos nos antecipar e procurar essa pessoa. Pode ser tanto algo que nós provocamos, claro, mas pode ser algo que o outro gerou e, mesmo sem essa pessoa se preocupar em colocar as coisas em ordem, podemos sim tomar a iniciativa e tentar buscar a solução! Não deixar nada sem solução!

Muitas pessoas se afastam por motivos quaisquer que sejam. Mas chegará o dia de nos encontramos na eternidade com o Senhor! Vamos ficar "cada um num cantinho", longe? Não adianta nada se afastar por aqui, a menos que estejamos querendo passar a eternidade em outro lugar que aquela pessoa. Podemos até não ter afinidade ou intimidade com todas as pessoas, mas não podemos simplesmente não querer ver ou nos afastarmos deliberadamente de alguém!

Da mesma forma que Paulo faz recomendação contra o litígio entre irmãos (1 Coríntios 6.1-4), Jesus recomenda que nem mesmo com "inimigos", com quem tem algo contra, se tenha litígio. O "estar no caminho com ele" faz alusão a uma solução entre as partes, sem que haja a definição legal de certo e errado por parte de alguém que julgue o caso. É um ajuste entre as partes, que é melhor que ter o litígio de fato, pois quando esse for real, será necessário cumprir a sentença toda que for definida.

Jesus nos convida, então, a ter paz com todos, pelo menos no que depender de nós. Se o outro não tem interesse nessa direção, é outra história. Mas se você não tem interesse em um ajuste, clame ao Senhor para que seu coração seja alterado e, se o outro concordar, que haja paz! Mas no que depender de você, siga em paz com todos! 

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário