segunda-feira, 22 de maio de 2017

Comentário Devocional do Livro de Neemias – Autoria e Data

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A tradição reconhece Neemias como o autor de seu próprio livro. Mas, como no mundo antigo não existia direitos autorais e quem escrevia dava crédito a quem começava a contar a história ou a quem era o personagem principal dessa história, não temos como ter certeza de tal autoria.

Tudo indica que o livro de Neemias deveria ser, originalmente, parte da obra literária que hoje nós temos em quatro livros, quais sejam, 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias. O livro de Esdras pode ser o ponto de partida desses quatro livros, que originalmente eram apenas um, mas que com o passar dos anos, com novas informações que foram acrescentadas, permitiram a existência hoje dos quatro livros separados.

Assim, no caso de Neemias, seguimos a tradição, que o coloca como o autor, mas não podemos descuidar dessa informação histórica, que nos permite saber que esse livro, talvez, foi ampliado por Neemias ou por alguém que teve acesso a novas informações. Cremos, nesse processo, na direção do Espírito Santo, exatamente porque não importou quantas pessoas colocassem a mão para escrever, com que informações e em que épocas. Isso não permitiu que a unidade da Bíblia fosse alterada, mostrando que o Espírito Santo esteve por trás de tudo.

Sobre a data do livro, lembramos que o livro de Neemias formava, possivelmente, uma unidade com Esdras. Muitos estudiosos consideram Esdras como o autor / compilador de Esdras e Neemias, bem como de 1 e 2 Crônicas. Acreditamos pessoalmente que Esdras realmente deu contribuição importante para a elaboração desse primeiro livro, que unia os quatro. Mas a(s) pessoa(s) que tiveram acesso a novas informações e ampliaram esse livro original, deu(deram) conteúdo suficiente para a divisão.

A história começa no livro de Esdras e se completa em Neemias, o que colabora com a ideia de que os dois livros eram originalmente um. Neemias deixa a Pérsia para realizar a sua primeira missão no vigésimo ano de Artaxerxes I da Pérsia, que reinou de 465 até 424 a. C. (Neemias 2.1). Retorna à Pérsia no trigésimo segundo ano de reinado de Artaxerxes (Neemias 13.6) e volta novamente para Jerusalém “ao cabo de certo tempo”.

Pelo conteúdo do livro, podemos imaginar que a obra pode ter sido somente finalizada em sua forma original, algum tempo depois da volta de Neemias da Pérsia para Jerusalém. 

O problema histórico de definir a data da redação final de Neemias nos faz ficar sem uma data mais exata, apenas aproximada. Sabemos, ainda, que foi antes da tradução da Septuaginta (ou LXX – a tradução do Antigo Testamento para o Grego). 

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário