segunda-feira, 6 de março de 2017

Tempo de Confirmação! Tempo de Instrução! (1ª parte)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Esdras 7

Pessoalmente, estou gostando muito de comentar o texto de Esdras dessa forma, a mesma que fizemos com os livros do Apocalipse, Salmos, Atos dos Apóstolos... Tem sido instrutivo reler um texto tão conhecido por mim, rever pontos da história que são importantes para o renascimento da nação Judaica depois do Exílio Babilônico.

No texto de Esdras recomendado para hoje, vemos o rei preocupado em fazer o melhor para a construção da Casa do Senhor, que está em Jerusalém. Essa casa que foi destruída quando do exílio, seus pertences saqueados e levados para a Babilônia e que, quando o povo conseguiu autorização para fazer a obra, ainda houve quem tentasse parar. Mas o Senhor usou o próprio rei para dar continuidade ao trabalho.

É muito bom notar que um rei que, teoricamente, só ouviu falar do Senhor, demonstre tanto carinho e zelo por essa Casa. É toque de Deus mesmo. O Senhor tocou os corações e Esdras foi escolhido para liderar esse povo no aspecto espiritual. Esse é o primeiro ponto que destaco: era necessário que um líder espiritual fosse levantado e o povo pudesse ouvir. Sabe por que? Porque o exílio tinha acontecido por desobediência aos preceitos da lei. E, como naqueles dias essa era a aliança (hoje temos a Graça), era necessário obedecer aos preceitos da lei. Mas para obedecer, era necessário conhecer e o rei reconhece em Esdras aquele que poderia instruir o povo na lei. Se essa instrução não acontecesse, corria-se o risco de mais uma vez o povo deixar de lado as coisas da lei, ainda que em algum aspecto, e sofrer consequêcias por isso.

Vale ressaltar: o povo ficou no exílio o número de anos necessários para que a terra tivesse o descanso que era previsto na lei, o sétimo ano. O povo deixou de cumprir isso, talvez porque não via mal em deixar de lado, talvez porque achava que iam ficar sem alimento, ou sabe-se qual foi o motivo do descumprimento desse aspecto da lei. Mas isso levou o povo ao exílio e a terra "descansou" o número de anos que o povo ficou fora, o mesmo número de anos que o povo descuidou desde que descumpriu a lei até o tempo do exílio.

Então, era importante uma nova instrução.

Retomamos na próxima semana, permitindo o Senhor, ainda sobre o capítulo 7 de Esdras.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário