quarta-feira, 22 de março de 2017

Sem mágoa ou vingança

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor - Levítico 19:18

Algumas pessoas guardam mágoa de outras até sem razão. Em alguns momentos, algo realmente aconteceu que ajudou no nascimento daquela mágoa. Independente de "ter razão ou não" para a mágoa, a recomendação do Senhor é que não devemos nem nos vingar, nem guardar ira. Já no Antigo Testamento encontramos a recomendação do "amar o próximo como a ti mesmo". Mesmo com regras da lei que faziam previsão de penas diante de determinadas ações realizadas, não se devia agir com ira ou com vingança!

Guardar amargura e manter viva a mágoa apenas nos consome a nós mesmos. Deixa pouca energia para abençoar outros, louvar a Deus ou aproveitar a vida. Mesmo em situações que até conseguimos entender a motivação de uma pessoa ao agir "com as próprias mãos", isso não deve ser o desejado nem o recomendado. É sim possível entender uma pessoa que reage diante de um assalto caso note a chance e até exagere para com o bandido, pois a pessoa já está cansada de ver tanta coisa acontecendo e nada de uma solução. Mas entender essa reação não pode nos colocar na posição de defender ou até recomendar! Eu entendo o quanto a pessoa já aguentou e a razão que a fez "estourar", mas isso nunca será o mais aceitável ou desejável! É o famoso "explica, mas não justifica": me faz entender que ela não agiu sem razão (explica), mas a reação dela, ainda que seja mesmo reação, não é certa (mas não justifica).

A única maneira de curar um coração amargo em relação a outros é amando e servindo ativamente. Se não conseguirmos fazer isso, por sentirmos que é difícil, precisamos lembrar que é a coisa certa para fazer. Façamos, então, porque conhecemos a Deus e queremos agradá-Lo!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário