segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Comentário Devocional do Livro de Neemias (13.15-22)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Neemias 13.15-22

A observação do sábado era coisa séria! Não era o absurdo de se questionar se devia ou não ser consumido o ovo que a galinha viesse a botar no sábado, mas o sábado era o dia do Senhor, o dia de descanso mesmo. Jesus deixa claro que não era algo apenas legalista, mas algo de coração, ao citar exemplos de coisas que até poderiam ser feitas num sábado diante de uma necessidade. Mas no sábado não se devia "agendar" atividades corriqueiras! Se algo acontecesse e demandasse atenção, sem crise, mas não como atividade assumida para aquela data, antes como uma "emergência".

Diante da não observação, Neemias lembra que esse foi um dos motivos do cativeiro! E como o povo podia descuidar disso novamente? Era necessário tomar o devido cuidado.

Aí, havia o caso dos que vinham de fora da cidade para fazer negócios. Talvez alguns não observassem mesmo a lei e essa "guarda do sábado". Talvez outros observavam, mas como já tinham se acostumado a agir de outra forma, estavam "tentando pra ver no que dava". Mas para fazer negócios com quem observa isso, era necessário respeitar! Nem mesmo deviam ficar esperando para ver se algo poderia acontecer. Nem deviam vir!

Quantas vezes adaptamos a interpretação da Bíblia para "agradar" a uma coletividade. Não podemos fazer isso! Não se adapta a interpretação! Mesmo diante de "coisas novas" e que não existiam nos dias que a Bíblia foi escrita, podemos sim ter a devida recomendação da Bíblia e não podemos "adaptar" para tentar conviver melhor com outras pessoas. Precisamos observar o que nos diz a Bíblia e influenciar ao nosso redor, nunca o contrário!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário