segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Comentário Devocional do Livro de Neemias (9.1-37)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Neemias 9.1-37

Era chegada a hora de confessar. O povo tinha vivido longe da Lei, muitos nem tinham conhecimento real do que dizia a Lei e por isso, estavam mais longe. Muitas vezes fazemos o que outras pessoas nos dizem ou porque outras pessoas fazem, sem nem tentar entender o que realmente estamos fazendo. Não estou aqui dizendo que não devemos dar ouvidos para outras pessoas! Mas, algumas vezes, pessoas se enganam. Nem sempre por maldade, mas podem se enganar. Logo, não devemos apenas fazer o que outras pessoas dizem ou porque outras pessoas tidas como sérias fazem. Devemos confrontar o conhecimento com o que diz a Bíblia. Pode ser que ajudemos outras pessoas a entenderem o que realmente o texto nos diz.

E o que acontece aqui é a apresentação da Lei uma parte do dia e na outra, o povo faz confissão. Não haveria o que confessar se o povo não soubesse onde tinha errado. Era necessário o conhecimento do certo para entender onde errou, assumir o erro, se arrepender e caminhar a partir desse momento na direção diferente. A confissão não é apenas um momento onde dizemos os nossos erros. Mais que dizer, temos que reconhecer que erramos. Não adianta apenas dizer que erramos, mas temos que ir além: reconhecer o erro e dar frutos disso, através do arrependimento. Quando nos arrependemos de algo, não praticamos mais. Ao fazer isso como ato mecânico, apenas por fazer em um determinado momento, podemos voltar a praticar o mesmo erro. Mas o arrependimento nos aponta para a direção oposta do erro, pois se nos fez mal a ponto de entendermos que não deveríamos ter feito e nos arrependermos do que fizemos, não devemos voltar a praticar, não concorda?

Algumas pessoas são destacadas neste texto, com a responsabilidade de mostrar a Lei ao povo. Por isso, não devemos nos negar a ouvir o que outras pessoas nos dizem a respeito da Palavra. As pessoas podem dar testemunho e nos ajudar. O que recomendo é que não acredite cegamente, porque as vezes as pessoas podem se confundir ou exagerar em alguns aspectos e sair do que realmente diz a Palavra. Numa tentativa até mesmo de fazer o certo, podem ir além na interpretação e acabar caminhando na direção do erro. Logo, ouça o que outras pessoas dizem, mas confronte com o que a Bíblia ensina. Alguns, podem mesmo querer confundir, mas há os que erram por ir além na interpretação, na tentativa mesmo de fazer o certo. Assim, não descuide do conhecimento da Palavra, mas continue buscando pessoas que possam ajudar você em seu crescimento espiritual.

Seguimos na próxima semana ainda meditando sobre esse texto, permitindo o Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário