segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Comentário Devocional do Livro de Neemias (8.1-12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Neemias 8.1-12

Chegou o momento de ouvir a Palavra do Senhor. O povo andou distante dos preceitos do Senhor antes e foi para o exílio. Talvez muitos nem soubessem mais como era realmente a Lei do Senhor, porque muitos deixaram de praticar e sofreram consequências. Mesmo com a possível falta de conhecimento, o povo sabia que tinha sido por desobediência que tinham ido para o exílio e sabiam do cuidado do Senhor quando o povo obedecia a Lei. Então, eles queriam viver aquilo novamente! Obedecer a Lei e viver debaixo do cuidado do Senhor.

Mas, como para muitos a prática tinha sido deixada de lado, havia poucos que realmente conheciam a Lei. Era necessário tomar novo contato com ela! E aconteceu na descrição desta passagem. Esdras veio para ler a Lei do Senhor, junto com os levitas e o próprio Neemias. Além de ler, ainda iam explicando para o povo.

O texto revela que quando começa a solenidade, o povo louvava. Era a esperança que invadia o coração. Mesmo sem ter total conhecimento da Lei naquele momento, o povo sabia que a obediência traria bênçãos. E no começo da leitura, o povo agradecia e louvava. Mas, aos poucos, a alegria começou a ser choro. Por que? Exatamente porque viram o quanto se afastaram da vontade do Senhor, como pecaram em relação a vontade de Deus e, diante disso, como poderia ser difícil deixar o caminho errado e seguir a vontade do Senhor. O que era riso, virou choro, de arrependimento, de pesar, até mesmo de crise, na expectativa de como seria viver aquela Palavra.

Mas a liderança que lia e explicava não permitiu que a tristeza invadisse definitivamente os corações. Em vez de pensar no que fizeram de errado e talvez em como seria difícil viver aquilo, os líderes chamaram a atenção do povo para a realidade de que a leitura e o conhecimento traziam bênção! Era hora de se arrepender, mas não ficar simplesmente chorando pelo erro do passado! Era para caminhar depois do arrependimento, indo de acordo com a vontade do Senhor. E as dificuldades que poderiam existir para viver de acordo com o querer do Senhor seriam supridas pelas bênçãos decorrentes de fazer o querer de Deus. Não era para chorar. Era tempo de alegria, de celebração. Se o povo seguisse naquela tristeza, talvez ficassem só chorando por conta dos erros antigos, mas não mudassem de atitude.

O que devemos fazer diante do conhecimento da Palavra, da vontade do Senhor, é nos arrependermos do que foi errado, mas buscar conhecimento e forças para viver em novidade de vida desse momento em diante. Não adianta nada só chorar por conta do erro passado. É preciso seguir em frente, com nova atitude! E não devemos pensar nas dificuldades, mas na certeza da bênção! Isso nos dará forças para seguirmos em frente, mesmo com dificuldades, fazendo a vontade do Senhor, e experimentando sempre o melhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário