segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Comentário Devocional do Livro de Esdras (6.19)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

E os que vieram do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês - Esdras 6.19

O povo que tinha ido para o cativeiro pode não ter celebrado a Páscoa durante o tempo que durou esse evento. Estavam em terra estranha e distante, eram cativos, não tinham liberdade total, mesmo que os que seguiram para o cativeiro babilônico não tiveram que, necessariamente, assumir os costumes desse reino. Mas, longe de casa, perdendo a identidade e muitos costumes, muita coisa, claro, se perdeu ou ficou adormecida durante esse tempo. No mínimo, mantiveram a memória para celebrar de forma mais definida quando voltassem para casa.

Quando o povo volta, todos fazem uma série de coisas, e entre elas, celebram a Páscoa. O que significava celebrar a Páscoa? Dois pontos:

1) OBEDIÊNCIA. Celebrar a Páscoa era obedecer a instituição da mesma ainda no livro do Êxodo. Era para realizar o memorial e tal atitude demonstraria obediência do povo em relação ao que o Senhor ordenou. Devemos, hoje, em nossos afazeres, lembrar sempre que devemos tomar cuidado com essa questão de obediência em relação a vontade do Senhor. Somos chamados a fazer essa Vontade. Temos liberdade para fazermos o que quisermos, mas se optarmos por fazer a vontade do Senhor, estaremos realizando o melhor! Devemos obedecer.

2) MEMORIAL - TESTEMUNHO. A celebração da Páscoa envolvia tanto a questão memorial como de testemunho. Enquanto memorial, eles lembravam do que o Senhor tinha feito para libertá-los da escravidão no Egito. E enquanto testemunho, a Páscoa era celebrada para confirmar que tal evento tinha acontecido e dar a cada geração que nem mesmo viu aqueles eventos do passado a chance de um contato histórico com tal evento. Da mesma forma, devemos nos lembrar do que o Senhor já fez. Com essa lembrança, podemos ter forças para enfrentar cada nova situação que encontrarmos na vida. E devemos também dar testemunho do que o Senhor já fez, tanto para nos edificar (lembrando disso) como para declarar para outras pessoas o que pode acontecer, quando esperamos pelo cuidado do Senhor.

Mais uma vez o texto pode nos dizer muita coisa. Devemos seguir em obediência em relação a vontade do Senhor, devemos lembrar e testemunhar aquilo que o Senhor fez. Atitudes assim podem nos trazer grandes mudanças quando enfrentamos as dificuldades. Muitas continuarão diante de nós. Mas teremos outra disposição ao enfrentarmos cada uma e poderemos vislumbrar a vitória da parte do Senhor a cada nova situação resolvida. Que seja essa nossa atitude: obedecermos, lembrarmos e testemunharmos diante da Palavra ou ação do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário