segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Comentário Devocional do Livro de Esdras (6.16)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

E os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas, e o resto dos filhos do cativeiro fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria. - v. 16.

O Templo que fora construído por Salomão, havia sido dedicado ao Senhor. A reconstrução do Templo foi feita no mesmo lugar. Mas ainda assim, vemos no texto que houve a preocupação de uma nova dedicação. Era o momento de selar fisicamente um compromisso. O povo, ao iniciar a reconstrução do Templo, já tinha entendido que era necessário um novo acerto com o Senhor. Desde o tempo que estava no exílio, o povo já tinha entendido que havia falhado e precisava de um acerto com o Senhor. A volta para casa era a chance desse novo acordo, desse acerto diante da Lei e das promessas do Senhor para quem cumprisse a Sua vontade.

Acredito que já havia uma disposição interna, de coração, na direção de buscar a vontade do Senhor. Mas essa disposição interna se manifestou em atitudes: o trabalho de reconstrução, a nova dedicação.

Podemos comparar isso com o testemunho que damos dando conta que o Senhor mudou algo em nossa vida: nosso coração foi impactado por Sua palavra e Sua vontade e sentimos claramente que temos que mudar de atitude diante de alguma situação específica. Nosso coração já assumiu essa vontade, mas ainda falta partir para a ação. Muitos confundem testemunho como apenas falar sobre algo que o Senhor fez, mas testemunho vai além: passa pela forma como vivemos, como reagimos diante de determinadas situações.

Quando somos tocados pelo Senhor, partimos para a prática. Agimos de acordo com esse toque e isso se torna o testemunho. O povo havia sentido claramente que era hora de um acerto com o Senhor. E revelou essa disposição fisicamente numa nova dedicação do Templo. Era hora de deixar claro, em atitudes, que as coisas deveriam ser diferentes.

A cada novo dia, a cada nova oportunidade, deixe claro seu compromisso com o Senhor através de seu testemunho, de sua vida, suas atitudes. E aguarde. Você verá que será bem mais fácil enfrentar as coisas do dia a dia. A promessa sobre nós não é que não vamos enfrentar problemas, mas sim que podemos contar com o Senhor para a solução ou com a força que Ele nos dará para podermos enfrentar. Se vivermos debaixo da vontade do Senhor, declarando e testemunhando isso, veremos sempre o cuidado do Senhor sobre nós, tanto durante os momentos bons como durante os momentos ruins. E vamos experimentar, a cada nova situação, a certeza que Ele está no controle. Se estamos dedicados e decididos em fazer Sua vontade, assim será.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário