segunda-feira, 10 de abril de 2017

Comentário Devocional do Livro de Esdras (8.24-30)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Esdras 8.24-30

A entrega dessa oferta é muito significativa: era hora de separar objetos, bens e utensílios para a Obra do Senhor no Templo que seria restaurado. A entrega mesmo antes de chegar em Jerusalém era para garantir que o que fazia parte da oferta não fosse usado de forma diferente que a da sua utilização real. Não passava por fazer coisas certas e erradas do ponto de vista do "certo e errado"! Quer dizer: ia além de fazer o certo ou o errado; era para fazer só o que era a real utilidade do bem dedicado.

Quero destacar dois pontos, além do que já escrevi acima:

Pesei-lhes - traz a ideia de ter o certo, dedicar o que deve ser dedicado. Afinal, a balança entra em situações que se quer saber o peso certo do que está sendo entregue. Naquele caso, a ideia era saber exatamente o tamanho da oferta dedicada. Isso porque os utensílios anteriores são devolvidos e ainda são recebidos novos bens. Logo, teria mais coisas dedicadas ao templo, mais coisas santas, separadas apenas para o uso das coisas do Senhor.

Vós sois santos - mostra aqui que o povo tinha que refletir a santidade do Senhor. Os sacerdotes precisavam mostrar isso mais claramente, para dar o exemplo para outras pessoas. Além da santidade das pessoas, o texto também fala sobre a santidade dos objetos.

Isso mostra que as coisas do Senhor devem ser feitas com seriedade. Não devemos fazer apenas por fazer, mas sabendo porque fazemos e mais que isso, o que estamos fazendo. Fazer sem nem saber o que se faz pode demonstrar falta de compromisso, intimidade com Deus ou até mesmo descuido. Temos que saber o que estamos fazendo e a razão de fazermos. Nossas atitudes mostram posturas sérias diante do espiritual. E devemos preservar a postura de santidade para a qual somos chamados. Fazendo as coisas com reverência, temor e tremor. Não medo, mas consciência das atitudes. Separar para o Senhor, quer pessoas ou objetos, é algo que a Bíblia relata com muita seriedade. E devemos fazer, claro, mas sabendo o que e a razão de estarmos fazendo. Não só por fazer, porque é bonito ou porque não vemos problema. Mas porque obedecemos ao querer do Senhor, dando testemunho de que nossa vida está nas mãos Dele. Por isso obedecemos: para testemunhar que fazer a vontade do Senhor é o melhor. Mas para obedecer é preciso intimidade (para a revelação) e conhecimento, para realizarmos a vontade do Senhor. Assim, podemos dar testemunho da vontade do Senhor e mostrar para outras pessoas que vale a pena obedecer ao Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário